PROFESSOR DA SALA DE TECNOLOGIA

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROJETO RECREANDO COM MÚSICA


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HORÁCIO NUNES.
IRINEÓPOLIS – SANTA CATARINA.


PROJETO RECREANDO COM MÚSICA


IRINEÓPOLIS – 2011.


JUSTIFICATIVA

Atualmente a EEB. Horácio Nunes conta com cerca de 1.000 alunos, distribuídos em três turnos (matutino, vespertino e noturno) e o presente Projeto tem a finalidade de organizar o Recreio Monitorado, em virtude de espaço reduzido, possibilitando momentos agradáveis, evitando-se correrias e incidentes.
A música na vida dos alunos é de vital importância, por ser uma linguagem universal e estar presente em todas as culturas, ultrapassando barreiras de tempo e espaço, apresentando ao educando uma das mais agradáveis maneiras de comunicação, alem de contribuir na formação plena do individuo, referenciando os valores culturais, desenvolvendo o senso estético, promovendo a sociabilidade e a expressividade, fortalecendo o sentido de parceria e ao provocar a sincronia dos movimentos auxilia o desenvolvimento motor.

OBJETIVO GERAL

Promover espaço de educação integral da comunidade escolar, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, tornado agradável o intervalo dirigido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Motivar os alunos a apreciar a música como atividade enriquecedora, construtiva e como importante instrumento de transmissão de valores culturais;
2. Apreciar os diversos estilos musicais promovendo a sociabilidade no recreio dirigido;
3. Viabilizar contato com a música promovendo a interação com a linguagem musical e o desenvolvimento da comunicação;
4. Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo;
5. Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes;
6. Criar vínculos entre a Música produzida na Escola e às veiculadas pela mídia e também as compostas em nosso município e Regiões;


AÇÕES DESENVOLVIDAS

• O “Projeto Recreando com Música” será no intervalo (recreio) sextas-feiras com a participação de amigos Músicos da Escola.
• Apresentações de Vídeos Clips semanais (sextas-feiras).
• Apresentação do grupo musical ao vivo uma vez por mês com Shows.
• Inscrições e seleção das letras das músicas de alunos, dar enfoque aos temas transversais.

MATERIAIS

• Aparelho de Data Show e computador portátil;
• Equipamento de som, com caixas e microfone;
• Aparelho de DVD;


CRONOGRAMA
Ano letivo de 2011- uma vez semanalmente, durante o intervalo matutino e vespertino.


PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

• Rosangela Senff Wille;
• Amauri Batista de Freitas;
• Participação voluntária: Fermiano Coelho.






































































sexta-feira, 8 de abril de 2011


O USO DE EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA INGLESA

É importante perceber que quando uma pessoa escolhe usar o termo estrangeiro em vez do termo correspondente em português ( dizendo, por exemplo, pagar cash, em vez de pagar em dinheiro ), ela pode estar revelando várias informações sobre si mesma:
• É de algum modo simpatizante ou participante de outra cultura;
• Mostra que se identifica com um grupo social, uma certa maneira de ser e pensar ou uma visão de mundo em que o uso do termo é comum ou socialmente valorizado;
• Deseja produzir um efeito de sentido esnobe em seu discurso;
Sabemos que o aparecimento de empréstimos depende do grau de influências sociais, econômicas, tecnológicas e culturais que uma sociedade pode exercer sobre a outra. Usá-los ou não depende da vontade do povo em lutar contra a invasão de palavras estrangeiras na sua língua. Em nosso país não existe uma política linguística clara que regulamente o modo como os empréstimos devem ser assimilados à língua. Alguns especialistas consideram o uso de termos estrangeiros um fenômeno natural que necessita ser “combatido”, outros ainda pensam que se trata de um fenômeno limitado a alguns setores, como a publicidade e a informática, por exemplo. É visto que os brasileiros estão lendo, ouvindo e falando uma quantidade cada vez maior de palavras vindas do inglês e essa “invasão americana” é fenômeno mundial, decorrente do predomínio econômico, cultural e tecnológico norte-americano e que ganhou força com a difusão da informática e da internet. Um cuidado que se deve ter é não exagerar na dose, utilizando, desnecessariamente, palavras do inglês que têm equivalentes em português, para que não cheguemos a um ponto em que não saibamos que língua estamos falando.

O INGLÊS ESTÁ EM TUDO

Trabalhos feitos por alunos de sétimas séries do Ensino Fundamental a terceiras do Ensino Médio, orientados pela professora de Inglês Lourdes, comprovando por ilustrações que o inglês está presente em nosso vocabulário diariamente.