PROFESSOR DA SALA DE TECNOLOGIA

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PROJETO ÁFRICA

 
PROJETO ÁFRICA



















Objetivos

A Lei n. 10.639/03 é o resultado do esforço envolvendo as comunidades africano-brasileiras que, durante muito tempo, realizaram iniciativas em Educação que afirmassem e legitimassem seu patrimônio civilizatório: a África e sua (re) criação nas Américas.
Encontramos no cotidiano escolar professores/as e alunos/as que lêem a África como um país,  não conseguem percebê-la como um importante continente que protagoniza a história da humanidade.
Esta lei tem provocado mudanças nas práticas educativas de professores e professoras de toda a Educação Básica, sem esquecer-se das reformulações necessárias nos currículos de formação de professores (as).
É preciso dizer que tais mudanças não são tarefas fáceis, pois implicam repensar e reformular práticas pedagógicas cristalizadas e que são consideradas, por seus praticantes, de boa qualidade e com resultados garantidos.
No que se refere aos conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, muitos (as) educadores (as) relatam o desconhecimento desses conteúdos como sendo a principal causa para a não abordagem em sala de aula.
A escola deve cumprir a parte que lhe toca nos compromissos de Estado assumidos pelo Brasil, enquanto signatário de tratados internacionais, de constituir uma democracia em que as pessoas usufruam em sua plenitude a condição de cidadãos, independentemente de raça/etnia, cor, posição e papel social, religião, gênero.


Projeto

O Projeto África foi desenvolvido, primordialmente, com os alunos dos 7º anos, pela professora de História Cleide Clever, na qual contou com a participação das professoras Selma da disciplina de Artes, Maria Janete da disciplina de História, Ivonete – segunda professora da Inclusão, Elisângela da disciplina de Língua Portuguesa. Aproveitando o gancho do tema houve a participação das 2ª série do EM.


Atividades Realizadas

Com os 7º anos do Ensino Fundamental foi trabalhados textos para o conhecimento do Continente Africano (localização, divisão territorial, população, doenças, fome, governos, grupos étnicos, etc.), posteriormente atividades no caderno (cruzadinha), filme Kiriku, pintura de máscaras e desenhos africanos, criação de lendas para a valorização dos griôs (contadores de historias orais) e a construção de materiais relacionados ao tema, com abordagens variadas para cada turma do 7º ano.
7ª 1 – confecção de animais africanos com formas geométricas e ou pertinentes ao seu formato para montagem de um mural.
7ª 2 – confecção de maquetes das regiões africanas (savanas, florestas densas, desertos, Oasis, Egito Antigo, Rio Nilo)
7ª 3 – desenhos da cultura africana com formas geométricas e confecção de máscaras africanas
7ª 4 – confecção das bandeiras dos países africanos.

As 2ª séries do EM confeccionaram maquetes e cartazes relacionados a História do Brasil, tema estudado no bimestre e que direciona a Economia Colonial abordando o Açúcar e escravidão.

Professores envolvidos

- Professora Selma de artes - auxilio na confecção das bandeiras e confecção de novas máscaras e outras produções artísticas da mulher africana para o terceiro bimestre.
- Professora Maria Janete de história - confecção de cartazes e maquetes do EM.
- Professora Ivonete da inclusão – auxilio na confecção dos animais africanos e mural.
- Professora Elisângela de língua portuguesa – correção das lendas produzidas pelos alunos.
- Professora Cleide de história – estudo do tema, atividades em sala e vídeo, desenhos e pinturas, confecção das bandeiras, maquetes e animais africanos.

 

































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