PROJETO
ÁFRICA
Objetivos
A Lei n. 10.639/03 é o resultado do
esforço envolvendo as comunidades africano-brasileiras que, durante muito
tempo, realizaram iniciativas em Educação que afirmassem e legitimassem seu
patrimônio civilizatório: a África e sua (re) criação nas Américas.
Encontramos no cotidiano escolar
professores/as e alunos/as que lêem a África como um país, não conseguem percebê-la como um importante
continente que protagoniza a história da humanidade.
Esta lei tem provocado mudanças nas
práticas educativas de professores e professoras de toda a Educação Básica, sem
esquecer-se das reformulações necessárias nos currículos de formação de
professores (as).
É preciso dizer que tais mudanças não
são tarefas fáceis, pois implicam repensar e reformular práticas pedagógicas
cristalizadas e que são consideradas, por seus praticantes, de boa qualidade e com
resultados garantidos.
No que se refere aos conteúdos de
História e Cultura Afro-brasileira e Africana, muitos (as) educadores (as)
relatam o desconhecimento desses conteúdos como sendo a principal causa para a
não abordagem em sala de aula.
A escola deve cumprir a parte que lhe
toca nos compromissos de Estado assumidos pelo Brasil, enquanto signatário de
tratados internacionais, de constituir uma democracia em que as pessoas
usufruam em sua plenitude a condição de cidadãos, independentemente de raça/etnia,
cor, posição e papel social, religião, gênero.
Projeto
O Projeto África foi desenvolvido,
primordialmente, com os alunos dos 7º anos, pela professora de História Cleide
Clever, na qual contou com a participação das professoras Selma da disciplina
de Artes, Maria Janete da disciplina de História, Ivonete – segunda professora
da Inclusão, Elisângela da disciplina de Língua Portuguesa. Aproveitando o
gancho do tema houve a participação das 2ª série do EM.
Atividades
Realizadas
Com os 7º anos do Ensino Fundamental
foi trabalhados textos para o conhecimento do Continente Africano (localização,
divisão territorial, população, doenças, fome, governos, grupos étnicos, etc.),
posteriormente atividades no caderno (cruzadinha), filme Kiriku, pintura de máscaras
e desenhos africanos, criação de lendas para a valorização dos griôs
(contadores de historias orais) e a construção de materiais relacionados ao
tema, com abordagens variadas para cada turma do 7º ano.
7ª 1 – confecção de animais africanos
com formas geométricas e ou pertinentes ao seu formato para montagem de um
mural.
7ª 2 – confecção de maquetes das
regiões africanas (savanas, florestas densas, desertos, Oasis, Egito Antigo,
Rio Nilo)
7ª 3 – desenhos da cultura africana
com formas geométricas e confecção de máscaras africanas
7ª 4 – confecção das bandeiras dos
países africanos.
As 2ª séries do EM confeccionaram
maquetes e cartazes relacionados a História do Brasil, tema estudado no
bimestre e que direciona a Economia Colonial abordando o Açúcar e escravidão.
Professores
envolvidos
-
Professora Selma de artes - auxilio na confecção das bandeiras e confecção de
novas máscaras e outras produções artísticas da mulher africana para o terceiro
bimestre.
-
Professora Maria Janete de história - confecção de cartazes e maquetes do EM.
-
Professora Ivonete da inclusão – auxilio na confecção dos animais africanos e
mural.
-
Professora Elisângela de língua portuguesa – correção das lendas produzidas
pelos alunos.
-
Professora Cleide de história – estudo do tema, atividades em sala e vídeo,
desenhos e pinturas, confecção das bandeiras, maquetes e animais africanos.
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